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Revista de Marketing Industrial nº 34


Sinopse

Pós venda? Isso faz sentido?
José Carlos Teixeira Moreira

O artigo faz uma incursão pelas terminologias usualmente adotadas em Marketing, para a partir delas redefinir conceitos e propor novas formas de expressão que dizem mais, porque melhor traduzem os compromissos recíprocos, inerentes aos negócios que ocorrem entre as empresas.
O autor usa essa redefinição de conceitos para induzir uma nova forma de pensar, orientada para os relacionamentos duradouros.

Vendas: Outra Vez a bola da vez
Paulo Roberto de Sá Grise

As equipes de vendas não devem ser mais as mesmas de antigamente. O novo homem de vendas precisa ter mais conhecimento técnico, trabalhar no foco do cliente, para entregar mais valor, e acima de tudo ser um agente de integração. No texto, o autor aprofunda os conceitos que deveriam nortear a estruturação da força de vendas nas empresas industriais.

Aprendendo com as diferenças
Josmar Bignotto

Veterano executivo brasileiro, que hoje preside a filial chilena de uma conhecida empresa multinacional, traz um depoimento sobre a experiência em curso. Como dirigir uma empresa em um mercado completamente aberto, quais os desafios e oportunidades que isso proporciona e que lições podem ser úteis, também para a realidade brasileira, são alguns dos aspectos tratados nesta generosa contribuição.

Entregas Industriais. Anotações de pesquisa de mercado.
Gerson Ferreira Filho

Pesquisas do Instituto de Marketing Industrial revelam que a boa entrega não é apenas uma característica do bom fornecedor. Ela é uma fonte de confiança no relacionamento e pode ser uma oportunidade de diferenciação e de criação de valor. O autor apresenta várias faces desse tema, sugerindo que o marketing industrial pode ser visto, também, como o conjunto de conhecimentos que dão suporte a uma reiterada sucessão de pedidos e de entregas.

Cartões de pagamento um mercado de dois lados
Edson Luiz dos Santos
Rafael Dan Schur

Nos mercados de dois lados, o ritmo de crescimento de um deles afeta e é afetado pelo ritmo de crescimento do outro. Os autores exploram o conceito, dando ênfase aos cartões de pagamentos, que quanto mais se multiplicam mais atraem a adesão dos pontos de venda. Nos segmentos industriais que fornecem para grandes redes de distribuição, os cartões já representam um estímulo a um volume expressivo dos negócios. Mas o conceito genérico - "mercado de dois lados" podem motivar outras oportunidades nos mercados industriais.

Notas fiscais e a percepção de valor
Marcos Ribeiro

Executivo principal de empresa líder, no mercado brasileiro, do fornecimento de material gráfico para emissão de documentos contábeis, discorre sobre o significado da Nota Fiscal, sob vários ângulos de abordagem: os conteúdos formais, os econômicos, os éticos e também os relacionados à criação de valor. Ao final, ele comenta as perspectivas da adoção, em maior escala, das notas fiscais eletrônicas.

As empresas ficantes
José Carlos Cunha

O autor nos brinda com uma visão muito original sobre o relacionamento entre outras empresas, desenvolvendo o tema pela correlação com as relações amorosas, nos seus diversos tipos de nuances. Sem perder o fio da meada nem resvalar para o anedótico, o texto, apesar de muito simpático, nos convida à reflexão.

Crônica
Du Moreira

Darwin?

Crônica
J. C. Moreira

Sentido da vida

Historietas
Ivan Gianolla

Nirso; Sherlock Holmes e Dr. Watson vão acampar