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Revista de Marketing Industrial nº 38


Sinopse

Sustentabilidade e Negócios Prósperos
José Carlos Teixeira Moreira

O autor busca contribuir, com uma visão centrada em marketing, para a abordagem de um tema tão complexo quanto relevante: a aventura da sustentabilidade das empresas - e não somente para elas mesmas - em ambientes competitivos.

Staying Relevant. The Role of Relevancy in Creating Economic Sistainability
Kip Garland

Quando as empresas param de crescer, começam a perder relevância. Mas os caminhos do crescimento não são óbvios, até porque não são explicáveis por modelos lineares. O autor trata esse tema com originalidade e descreve um processo de organização mental dos executivos para encontrar as perguntas certas, pensando no futuro da empresa.

Ambientes de Cooperação: Construindo Valor Sustentável com os Clientes
Paulo Roberto Cury Salomão

O resultado dos esforços que as empresas empreendem para criar ofertas únicas de valor para seus clientes escolhidos pode ser ampliado se elas incluírem, de forma mais determinada, os próprios clientes nessa tarefa. Este artigo nos fala de alguns caminhos que as empresas podem explorar na direção de criar valor com o cliente e com os demais agentes desse processo.

Fidelidad, Lealtad, Valor
Marina Sala Y Sergio Pérez Jiménez

Os autores, executivos argentinos na área de marketing industrial, discutem as diferenças que existem entre fidelidade e lealdade de clientes; mas que isso, aprofundam os caminhos que levam a lealdade como um valor empresarial de benefício mútuo, nas relações entre cliente e fornecedor.

Dubai: Diário de Bordo
Fernando Augusto Ferreira

Uma primeira idéia sobre Dubai, em eletrochoque de culturas, a grande praça de negócios do Oriente Médio, na visão de um executivo brasileiro que lá viveu por três anos. Local onde se fecham negócios em inglês, mas às vezes é preciso gritar mais alto...em árabe.

Eu e os "outros”
Ethel Bauzer Medeiros

Crônica

O Mercado Externo, a Taxa de Câmbio e o Marketing Industrial
Gerson Ferreira Filho

Buscar o Mercado externo pode ser, também, uma forma inteligente de revitalizar a carteira de clientes, recuperar margens e criar novas perspectivas. Ao que parece, muitas empresas brasileiras fizeram isso com sucesso; mas nem todas as que exportam estão satisfeitas com a taxa de câmbio. O artigo faz conjeturas sobre o tema, do ponto de vista do marketing industrial.

A evolução da indústria no século XXI
Marcio Rillo

Entrevista

Dreamcatcher, Aprendendo a Viver
Helio Athia Junior

Por meio de um relato com forte sentido alegórico, tendo como personagens uma mãe e uma filha, o autor extrai lições para o fortalecimento das relações entre as empresas.

Pistas por onde o Marketing tem passado
Paulo Roberto Sá Grise

Resenha executiva