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Revista de Marketing Industrial nº 43


Sinopse

A Arte de Fazer Acontecer
José Carlos Teixeira Moreira

É essencial para as empresas, que hoje navegam em um mar muito agitado, continuar formulando e empreendendo seus projetos de futuro. E como o exemplo vem de cima, o autor propõe e delineia uma "Agenda de Presidentes" como ponto de partida para garantir que o urgente nunca venha a ofuscar o importante.

Servir: é para isso que serve uma vida humana?
Jean Bartoli

Em tempos de crise, muitas coisas precisam ser repensadas. Uma delas é o sentido da vida de cada um, no plano individual e no coletivo. É com esse pano de fundo que o autor fez uma incursão sobre o conceito de servir, no 20º Fórum de Marketing Industrial.

Empresas Sustentáveis: necessidade ou causa?
Paulo Roberto Cury Salomão

diversos setores. Elas estão em diferentes estágios de maturidade em relação ao problema, mas têm consciência de que o tema da sustentabilidade veio para ficar.

abstract news
Instituto de Marketing Industrial

Resumos qualificados (abstracts) de trabalhos recentes, resultantes de pesquisas universitárias e artigos de revistas, relacionados com o Marketing Industrial.

A curva de valor do relacionamento empresa-empresa complementando o ciclo de venda não-finito
Luiz Sabatino

O autor associa as áreas de planejamento e marketing na definição de estratégias para empresas que atuam nos mercados business-tobusiness. E apresenta um modelo para medir, do ponto de vista de um fornecedor, o seu valor percebido pelo cliente, vis-à-vis aos seus concorrentes.

Construção da marca no ambiente do marketing industrial
Andréa Fortes

A comunicação empresarial é uma ferramenta indispensável no processo que conduz à melhoria das empresas e das pessoas. Este artigo relata um projeto de comunicação para uma empresa antiga que busca renovar a sua identidade - e também a imagem da sua marca - no ambiente do marketing industrial, através de um compromisso com a sustentabilidade.

O vendedor e a gaiola
Brasil G. Manfrin

Pesquisa internacional recente informa já serem inúmeros os ambientes de mercado em que os produtos concorrentes ficam cada vez mais iguais; então, doravante, o vendedor é que faz a diferença! Agora, mais do que nunca, ele precisa saber agregar valor ao seu produto, no foco do seu cliente. (Isso, a Internet ainda não faz).

China: ameaça ou oportunidade?
Hsieh Yuan

Os negócios entre o Brasil e a China ainda vão crescer muito mais, diz o autor, mas para tanto será preciso uma criteriosa identificação das oportunidades nos mercados em que as condições sejam as mais favoráveis. Não se trata de competir em qualquer área, ou só através dos preços - importante é conhecer cada vez mais, e isso pode ser uma questão de tempo.

Talentos: como achá-los, atraí-los e retê-los.
Luiz Carlos De Queirós Cabrera

No 20º Fórum de Marketing Industrial, o autor nos brindou com as lições de sua longa experiência no campo da gestão dos talentos humanos. O texto ajuda a desconstruir certos mitos e mostra, com dados de pesquisa recente, que os talentos da nova geração querem muito mais do que uma perspectiva de carreira.

Os desafios do Marketing Industrial no Agronegócio
Marcos Cunha Ribeiro

A aplicação das idéias do marketing industrial no interior das cadeias do Agronegócio vem merecendo uma justa ênfase de nossa revista. Os desafios para a criação de valor percebido pelos clientes, no Agronegócio, são abordados pelo autor, um executivo industrial experiente, agora atuando nessa área.

O poder transformador do líder consciente
Vicky Bloch

Como se forja um bom líder para os dias de hoje? Fugindo de estereótipos, a autora - com vasta experiência empresarial na área de recursos humanos - nos traz reflexões novas, que agregam solidariedade e cidadania ao perfil de uma liderança moderna, sensível e mais propícia à atração e retenção de talentos.