Fonte: +A a-


Revista de Marketing Industrial nº 44


Sinopse

Lucrando com a velha moeda
José Carlos Teixeira Moreira

Um decálogo de procedimentos para "transgredir a crise" é o que nos propõe o autor. Para ele, neste momento, mais importante que restaurar a liquidez é recuperar a confiança dos agentes econômicos que atuam nas diversas cadeias de valor.

Negociação continuada: construindo valor dia após dia
Ricardo Prado Santos

Nos modernos processos de negociação, a preparação prévia e um conhecimento abrangente dos interesses da outra parte ajudam a fazer ofertas com melhores perspectivas de sucesso e a escapar das conhecidas "quedas de braço", quase sempre agregando valor para ambas as partes.

Managing People Across Cultures: An Open Letter to Managers Worldwide
Fernando Lanzer Pereira de Souza

Este artigo ensina muito sobre a gestão de pessoas: os modelos devem se adaptar às peculiaridades culturais de cada ambiente de negócios, e não o contrário. O artigo é muito útil, inclusive para empresas brasileiras com instalações no exterior.

Preços em crise
Alex Carneiro

Como definir o preço, em momento de crise? Em que acreditar, diante da volatilidade dos mercados? O autor, um especialista em pricing, sugere várias pistas sobre o que pode ser feito e, de modo mais incisivo, sobre o que não deve ser feito.

Construindo uma relação baseada no aprendizado com clientes
Marcelo Castelli

O artigo mostra uma experiência bem sucedida de seleção de clientes, contada por quem a viveu nos seus mínimos detalhes. É, também, um testemunho eloquente da importância da criação de ambientes de cooperação, nos negócios entre empresas.

Como atrair boas pessoas e formar times vencedores que podem mudar o mundo
Adolfo M. Melito

Atrair boas pessoas e mantê- las estimuladas é essencial para o sucesso das empresas. O autor aborda amplamente o tema e sugere novas vertentes de pensamento para todos aqueles que entendam que as realizações das instituições e das pessoas que a elas se dedicam tendem a convergir.

Gestão de marcas: preocupação cosmética ou criação de valor
Jaime Troiano

Muitas indústrias ainda não perceberam, mas a gestão das marcas de uma empresa vem assumindo um papel relevante também nos mercados "business-to-business". Os motivos e as vantagens da gestão profissional de marcas industriais são discutidos neste artigo.

Gestão de pessoas em tempos de crise
Cícero Domingos Penha

O autor fala dos potenciais estragos que uma crise psicológica pode trazer para os ambientes de trabalho e discorre, com base na sua longa experiência na gestão de pessoas, sobre o que se espera da conduta dos líderes em momentos tensos.

Resenha executiva
Instituto de Marketing Industrial

Parceiros Agroindustriais

A nova engenharia
Adriano M. Branco

Os progressos da tecnologia e da engenharia trazem muitas promessas de futuro... as quais, para o autor, só acontecerão em uma Sociedade mais responsável e solidária.

Abstract news
Instituto de Marketing Industrial

Resumos qualificados (abstracts) de trabalhos recentes, resultantes de pesquisas universitárias e artigos de revistas, relacionados com o Marketing Industrial.