Fonte: +A a-


Revista de Marketing Industrial nº 48


Sinopse

Inteligência Coletiva
Daltro Salvador

Para as novíssimas gerações, tudo isso já parece muito natural. Mas os executivos da maioria das empresas ainda estão longe de fazer uso, nos seus negócios, de todas as possibilidades da web 2.0., das novas formas de intercâmbio, do potencial da inteligência coletiva.

VALOR para o cliente: Agregado ou percebido?
José Carlos Teixeira Moreira

Hoje em dia, fala-se muito em agregar valor. Porém o autor, com sua ampla vivência das relações cliente-fornecedor, enfatiza a importância de que o valor agregado efetivamente se transforme em valor percebido, no foco do cliente - o que nem sempre acontece, como ele nos demonstra.

Reflexões sobre a moldura cooperativa global
Nuno Rebelo dos Santos

Em um Mundo cada vez mais competitivo é essencial fortalecer mecanismos de cooperação porque, como destaca o autor, os vencedores não são, necessariamente, os mais responsáveis. Este texto, cheio de idéias ricas, foi produzido pelo próprio autor, com base na sua palestra no 21º Forum de Marketing Industrial.

Quanto Vale a Nossa Empresa?
Sérgio M. G. Vaz

A empresa pode ou não estar à venda; no entanto, uma avaliação periódica interna do seu valor de mercado, feita com a participação de executivos e colaboradores escolhidos, pode ser útil sob muitos pontos de vista. Para tal, o autor nos sugere um modelo básico, mas que pode ser adaptado para diferentes casos e situações.

Processo de Inovação no Foco do Cliente - A Experiência da Opto Eletrônica S/A
Antonio Fontana

Descobrir o que o cliente potencial mais precisa, mas não consegue dizer - é um dos segredos das inovações de grande impacto setorial. É um fino exercício de percepção; muitas vezes, porém, os novos paradigmas que costumam vir no bojo de uma solução inusitada.

Passagem do Bastão
Uma entrevista com o empresário Axel von Hulsen

Muito já se escreveu sobre a sucessão em empresas familiares. Poucos, porém, têm sido os testemunhos de empresários que enfrentaram o problema, e conseguiram resolvê-lo com sucesso. Trazemos aos leitores uma entrevista seguida por um conjunto de reflexões do entrevistado, com dicas que podem ser muito úteis para quem precisar delas.

Six VisionsOfThe World
Fernando LanzerPereira de Souza

Seis pessoas contrapõem suas próprias visões do Mundo em uma mesa de bar. A partir desse mosaico, o autor discorre sobre as diferenças culturais que afetam o posicionamento político das nações, os rumos dos negócios e influem no futuro da humanidade.

Práticas Sustentáveis na Cadeia de Valor
Cristiane Castanheira, Carolina Righi De Stefano e Cristina Fedato

Sustentabilidade é uma palavra de ordem nas empresas que buscam não apenas lucros, mas também uma participação social íntegra. Porém, não basta fazer isso de forma isolada. O artigo trata das boas práticas para fomentar o caráter sustentável nas cadeias de suprimentos, com base em uma pesquisa brasileira recente.

Empreendedorismo exponencial (En): A 4a dimensão das estratégias de crescimento
Marcelo Nakagawa e Guilherme Ary Plonski

Por que algumas empresas crescem tanto em tão pouco tempo? Os autores nos mostram que o empreendedorismo exponencial não é apenas uma alternativa atraente para se atingir níveis de crescimento muito altos: ela é também uma experiência de crescimento compartilhado

Painel
Instituto de Marketing Industrial

Comentários sobre o artigo "Os Quatros ES" de Autoria de Sérgio bio, Publicado na RMI Nº47

Ética na pesquisa, ética nos negócios.
Mariano Janiszewski

A pesquisa médica, na qual se inclui a do desenvolvimento de novos medicamentos, é uma ponte que liga o conhecimento científico ao bem estar social. A esperança de vida - mais que uma estatística, uma dádiva - é cada vez maior, mas os caminhos da pesquisa médica envolvem aspectos éticos relevantes, como nos mostra o autor deste artigo.

O Gesto de Servir
Paulo Roberto Cury Salomão

No marketing industrial, cada vez mais busca-se soluções, ao invés de simplesmente produtos. Nesse contexto, os serviços clientes ganham relevância cada vez maior e requerem uma gestão muito cuidadosa. Este artigo reproduz a palestra que o autor fez sobre o tema, no 21º Fórum de Marketing Industrial.

Abstract News
Instituto de Marketing Industrial

Resumo qualificados (abstracts) de trabalhos recentes, resultantes de pesquisas universitárias e artigos de revistas, relacionados com o Marketing Industrial.