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Revista de Marketing Industrial nº 5


Sinopse

A evolução do comercio
Fernando Pessoa

A actividade social chamada comercio, por mal vista que esteja hoje pelos terroristas das sociedades impossíveis, é contudo um dos dois caracteristicos distintivos das sociedades chamadas civilisadas. O outro caracteristico distintivo é o que se denomina cultura. Entre o comércio e a cultura houve sempre uma relação intima, ainda não bem explicada, mas observada por muitos.

Identidade e gestão das relações entre empresas
Nuno Rebelo dos Santos

Se a empresa fornece aos seus membros razões suficientes para que eles sintam que pertencer à empresa é um valor em si mesmo, estarão criadas as condições para um processo mutuamente enriquecedor. Nesse caso os esforços expectáveis serão realizados em prol da integração dos membros e da cooperação com vista aos objetivos comuns.

Serviços inovadores
Roberto Gasparini

Treinamento é fundamental, porque é necessário treinar permanentemente. É possível realizar algumas atividades, sem necesidade de fazer um investimento muito grande, mas podemos incrementar com ações singelas qualquer coisa que façamos. E aqui estamos falando de foco do cliente, que com ações simples dão resultado e geram lembranças.

Cooperativas de trabalho: O vínculo do futuro
Helen Silvestre Fernandes

Nas cooperativas de trabalho os ganhos de produtividade são dos cooperados. Quanto maior a produtividade, maior o rendimento do trabalho do cooperado. O trabalho cooperado estimla ganhos de produtividade, residindo aí um dos principais benefícios dessa forma de associação.

Cidadania empresarial: Uma visão inovadora
Antonio Carlos Martinelli

A empresa-cidadã se desenvolve imersa na sociedade de onde retira seus clientes, funcionários, fornecedores, enfim todos os insumos necessários para sua operação. Por seu compromisso ético, ela não se atém apenas aos resultados financeiros expressos pelo balanço, mas ela inova com a formulação de um balanço social, onde avalia a sua contrubuição para com a sociedade.

A empresa privada e a responsabilidade social
Luiz Aguiar Caruso

Hoje, é possível identificar um amplo compromentimento da iniciativa privada com a promoção da cidadania. A mensuração do desempenho de uma empresa vem deixando de estar presa, exclusivamente, à frieza dos números, ao balanço e à contabilidade. As empresas de vanguarda entendem a prioridade que deve ser dada aos seus recursos humanos. Não por puro espírito criativo, mas por reconhecerem que empregados motivados, treinados e saudáveis são um fator insubstituível de sucesso para a empresa.

As fusões e os indivíduos (Você?!)
Carlos Henrique Tonon
Ximenes de Melo

Teorizar sobre fusões é uma coisa. Outra bem diferente é você estar no vórtice de uma delas. A coisa começa mais ou menos assim. Primeiro, há o boato de que a empresa vai ser vendida (que é logo desmentido pelo porta-voz da empresa). Começa aí, já, uma sensação, para as pessoas envolvidas, de súbito problema de labirinto. Há uma forte tendência de negar, seguida de um sentimento de raiva.

Marketing voltado a criação de utilidades
Axel J. D. Von Huelsen

A responsablidade ecológica que todos nós temos é administrar a natureza emprestada aos nossos filhos. E para o marketing isso é seguramente um sinal de novas oportunidades, novos desafios e grandes progressos. Outra definição do apelo ecológico é a responsabilidade por uma geração que ainda não nasceu.

A importância da percepção corporal
Daniel Machado Mendonça

Os executivos normalmente são altamente competentes para gerenciar suas empresas, mas possuem baixa competência quando se trata de gerenciar a promoção de sua saúde.

Uma proposta de implantação de satisfação de clientes
Flavio Caetano Grottera

Descobrimos que dos dez principais atributos considerados importantes para os clientes, seis se relacionavam com uma figura que considerávamos vagamente importante: o frentista. Nós percebemos que naquele momento, quando o funcionário de macacão diz ao cliente: "Bom dia, o senhor quer abastecer?", é onde começa a Shell. Porque na verdade o cliente não deve nem saber onde é a sede da Shell, porque para ele é irrelevante. O que é importante para o mercado é que o frentista seja valorizado.

Liderando pela lucratividade
José Carlos Teixeira Moreira

Fazer Marketing é arquitetar, de maneira extremamente inteligente, todo um conjunto de ações empresariais no sentido de criar e manter clientes satisfeitos, da forma mais lucrativa possível, segundo um padrão de conduta exemplar, na direção dos objetivos do negócio.

Como indivíduos afetados em fusões e aquisições podem manter foco no cliente
Vicky Bloch

Quando se entra num processo de fusão ou aquisição, no que diz respeito às pessoas que estão nas duas empresas, estamos necessariamente gerando um processo de perda. Quando se lida com esses temas, estamos introduzindo a perda da identidade, a perda do grupo natural, a perda de referência e paradigmas anteriores.