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Revista de Marketing Industrial nº 6


Sinopse

Postura de constante inovação
Odivaldo Moreno

A visão da 3M é bem simples e objetiva: ser reconhecida como a empresa mais inovadora do mundo. Inovar é a palavra-chave da 3M em todos os países onde atua. E no Brasil, país onde criar é quase uma questão de sobrevivência, a inovação faz parte do cotidiano. Mas inovação, em si, não é nada, a menos que se consiga transformá-la em utilidade. Há uma série de condições para que esta inovação se torne realmente uma utilidade.

A Essência do Comércio
Fernando Pessoa

Um comerciante, qualquer que seja, não é mais do que um servidor do público, ou de um público; e recebe uma paga a que chama o seu "lucro", pela prestação desse serviço. Ora, toda a gente que serve deve, parece-nos, agradar a quem serve. Para isso é preciso estudar a quem se serve - mas estudá-lo sem preconceitos nem antecipações; partindo, não do princípio de que os outros pensam como nós - mas do princípio de que, se queremos servir os outros (para lucrar com isso ou não), nós é que devemos pensar como eles.

TIC - Técnica do Incidente Crítico: ferramenta para estimular o aprendizado organizacional
Rubens da Costa Santos

A principal vantagem da utilização da técnica do incidente crítico (TIC) na avaliação da prestação de um serviço é que ela pode fornecer uma completa e detalhada cobertura do que efetivamente acontece numa transação e contato do vendedor com o cliente. Todavia, essa técnica requer um exame contínuo e sistemático das transações para que se possa ter uma base para análise.

É isto mesmo que você espera dos seus clientes?
Brasil G. Manfrin

O que nos parece é que os clientes querem e estão dispostos a pagar por aquilo que julgam ser justo diante do que lhes está sendo oferecido. O que não dá mais é ficar perguntando e perguntando e continuar fazendo o que queremos, achando muitas vezes que o cliente é insensato, incompetente, tolerante e ainda assim, fiel e leal! O sábio balconista da padaria não nos pergunta se queremos experimentar um determinado tipo de queijo, corta logo um pedaço e nos oferece, e geralmente compramos.

A Era da Incerteza
Esthevon Otroswein

As rápidas e crescentes mudanças que afetam a vida das empresas hoje em dia é o fator de maior preocupação e o único capaz de tirar o sono dos executivos e dos empresários. Eu vivo dizendo para os meus empregados que não adianta reclamar, não há nada a fazer. A minha briga é essa, todos os dias. Eles afirmam que é possível antecipar-se às mudanças e vivem citando um tal de Piter Droquer. Olhem só o que esse fulano, um desconhecido, que eu nunca vi mais gordo, teve coragem de dizer: que as coisas que vão fazer o futuro já aconteceram hoje. Existe besteira maior?

A Técnica Samurai
Revista Marketeer

Concentre-se apenas nos clientes a quem possa proporcionar um serviço excepcional e soluções genuínas. E deixe os outros em paz. Pedir desculpa e dizer que "o que eu vendo não se adapta bem a si constitui uma forma de serviço superior. E os serviços superiores, independentemente dos custos pessoais, constituem o credo de qualquer samurai genuíno.

Empresa-Rede: uma nova forma de gestão
Cícero Domingos Penha

O tamanho do Grupo Algar e o volume de negócios com o qual operávamos dava sempre a idéia, aos associados internos, de uma empresa muito rica, que não precisava ter limites de gastos. Foi um dos pontos que tivemos de bater forte. Cada empresa, cada executivo, enfim, cada associado, teve de ser reeducado para entender que não se podia gastar mais do que aquilo que se ganhava.

Gerenciamento da Quatidade Total ( GQT): Ferramenta para a inovação da gestão estratégica da função marketing
Fernando Maida

Observa-se na dinâmica diária das organizações que alguns executivos, em especial de marketing, dedicam a maior parte de seu tempo a contatos com outros gerentes na organização, com clientes, com fornecedores de serviços e, nos níveis mais elevados, com representantes de grupos de interesse, autoridades governamentais e com a imprensa. Este enfoque clássico, de que o executivo somente se detém na articulação para obter resultados já está realmente superado.

As Três Faces da Concorrência
José Carlos Teixeira Moreira

Todos nos dizem que a concorrência é muito saudável, que nos faz melhores ou, pelo menos, mais atentos. Parece verdade, mas que incomoda, incomoda, quando não nos deixa fulos de raiva pela sua mediocridade e transtorno. Alguns dizem que esse mal-estar advém da nossa inexperiência em transitar por mercados competitivos e coisas dessa ordem. Pode ser, mas existem algumas maneiras de dividir mercados que ficam no limite do inescrupuloso e da falta de qualquer parâmetro onde se possa amparar uma empresa séria, mormente nesse estágio pré-reformas do Brasil.

Trabalhar, aprender, inovar
Luis Miguel Araújo

Que mecanismos dispositivos tem a sua empresa para desenvolver e aperfeiçoar conhecimentos adquiridos pelos seus colaboradores? A soma do conjunto de conhecimentos individualizados não produz uma aprendizagem coletiva e de qualquer forma o conhecimento não é algo que reside na mente de indivíduos, mas sim algo que depende da interação com o mundo social e material. A aprendizagem organizacional faz-se através da integração de um conjunto de práticas distintas e diversas ligadas por um conjunto de processos e objetos materiais.

Marketing para minha mãe entender
Esoj Solrac Arierom

Boas empresas são comprometidas com a missão de criar facilidades para o ser humano. Nasceram voltadas para a geração de benefícios para os seus clientes, os quais merecem o seu mais profundo respeito.