Motivação nos Processos de Escolha
Nuno Rebelo dos Santos
Uma discussão sobre o processo de escolha a que estamos submetidos todo o tempo, as motivações que lhe são subjacentes, as responsabilidades objetivas que estão de fato contidas em cada decisão tomada, em cada opção exercida, além da própria "disclosure" desse processo.
|
|
Percepção é a Realidade
José Carlos Teixeira Moreira
Uma das maiores dificuldades que os executivos de marketing enfrentam é a de convencer a companhia a entender que a percepção dos clientes é a que vale e que, portanto, essa é a realidade e não aquilo em que a empresa acredita.
|
|
Diversidade Cultural: uma importante contribuição para o relacionamento no Marketing Industrial
Gerson Edson Ferreira Filho Henrique Moutinho Filho
Inspirado no trabalho do Prof. Geert hofstede, o Instituto de Marketing Industrial desenvolveu uma pesquisa que teve como objetivo determinar como os fatores culturais repercutem no desenvolvimento dos negócios.
|
|
Matriz de Valor
Cássio Matiuzzo
A partir de indicadores que podem ser realmente medidos, a Matriz de Valor pode ser uma ferramenta aplicável à avaliação e seleção de clientes. Trata-se de mais uma versão da conhecida BCG (Boston Consulting Group, na origem) que, em sua versão inicial, destinava-se a avaliar o portfólio de produtos de uma empresa sob os aspectos "geração de caixa" e "geração de lucros", mas que se tornou um instrumento bastante flexível para o apoio a processos decisórios em geral.
|
|
Crônica
Du Moreira
Café
|
|
Entrevista: Axel Van Hüelsen, Ecidir Taverneiro, Marcos Ribeiro, Salvator Haim, Sérgio Vaz
Instituto de Marketing Industrial
O comportamento empresarial e a taxa de câmbio
|
|
Uma carta de Van Gogh
Vincent Van Gogh
Nesta carta escrita a seu irmão Theo, o pintor impressionista Van Gogh tratava principalmente de valores que norteiam atitudes e reações no relacionamento entre pessoas. Ao que tudo indica, um valor é melhor percebido quando já é reconhecido como tal pelo observador.
|
|
Boa Fé Objetiva
Rita Ferreira Blum
Tal como acontece nas nações do chamado Primeiro Mundo, o Novo Código Civil Brasileiro aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, intriduz o conceito de boa fé objetiva, segundo o qual "cada parte contratante deve ajustar sua conduta ao parâmetro (modelo) legitimamente esperado para aquele caso, agindo com correção, probidade, lealdade e mútua confiança".
|
|
Cartografia do Conhecimento
Michel Serres Michel Authier
Inspirado na grande enciclopédia desenvolvida pelos iluministas Diderot e D'Alembert, o Simpósio Diderot discutiu o projeto de construir uma enciclopédia viva e dinâmica na internet, mapeando o conhecimento humano e organizando-o para que sirva à toda a humanidade.
|
|
Compras Industriais pela Internet
Gerson Edson Ferreira Filho
A adoção da internet nas compras industriais ainda é muito restrita. Mas muitos acreditam e outros tantos não, que a tendência pela adoção generalizada do e-procurement é uma mera questão de tempo e de evolução técnica dos softwares e sistemas envolvidos.
|