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Revista de Marketing Industrial nº 22


Sinopse

Motivação nos Processos de Escolha
Nuno Rebelo dos Santos

Uma discussão sobre o processo de escolha a que estamos submetidos todo o tempo, as motivações que lhe são subjacentes, as responsabilidades objetivas que estão de fato contidas em cada decisão tomada, em cada opção exercida, além da própria "disclosure" desse processo.

Percepção é a Realidade
José Carlos Teixeira Moreira

Uma das maiores dificuldades que os executivos de marketing enfrentam é a de convencer a companhia a entender que a percepção dos clientes é a que vale e que, portanto, essa é a realidade e não aquilo em que a empresa acredita.

Diversidade Cultural: uma importante contribuição para o relacionamento no Marketing Industrial
Gerson Edson Ferreira Filho
Henrique Moutinho Filho

Inspirado no trabalho do Prof. Geert hofstede, o Instituto de Marketing Industrial desenvolveu uma pesquisa que teve como objetivo determinar como os fatores culturais repercutem no desenvolvimento dos negócios.

Matriz de Valor
Cássio Matiuzzo

A partir de indicadores que podem ser realmente medidos, a Matriz de Valor pode ser uma ferramenta aplicável à avaliação e seleção de clientes. Trata-se de mais uma versão da conhecida BCG (Boston Consulting Group, na origem) que, em sua versão inicial, destinava-se a avaliar o portfólio de produtos de uma empresa sob os aspectos "geração de caixa" e "geração de lucros", mas que se tornou um instrumento bastante flexível para o apoio a processos decisórios em geral.

Crônica
Du Moreira

Café

Entrevista: Axel Van Hüelsen, Ecidir Taverneiro, Marcos Ribeiro, Salvator Haim, Sérgio Vaz
Instituto de Marketing Industrial

O comportamento empresarial e a taxa de câmbio

Uma carta de Van Gogh
Vincent Van Gogh

Nesta carta escrita a seu irmão Theo, o pintor impressionista Van Gogh tratava principalmente de valores que norteiam atitudes e reações no relacionamento entre pessoas. Ao que tudo indica, um valor é melhor percebido quando já é reconhecido como tal pelo observador.

Boa Fé Objetiva
Rita Ferreira Blum

Tal como acontece nas nações do chamado Primeiro Mundo, o Novo Código Civil Brasileiro aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, intriduz o conceito de boa fé objetiva, segundo o qual "cada parte contratante deve ajustar sua conduta ao parâmetro (modelo) legitimamente esperado para aquele caso, agindo com correção, probidade, lealdade e mútua confiança".

Cartografia do Conhecimento
Michel Serres
Michel Authier

Inspirado na grande enciclopédia desenvolvida pelos iluministas Diderot e D'Alembert, o Simpósio Diderot discutiu o projeto de construir uma enciclopédia viva e dinâmica na internet, mapeando o conhecimento humano e organizando-o para que sirva à toda a humanidade.

Compras Industriais pela Internet
Gerson Edson Ferreira Filho

A adoção da internet nas compras industriais ainda é muito restrita. Mas muitos acreditam e outros tantos não, que a tendência pela adoção generalizada do e-procurement é uma mera questão de tempo e de evolução técnica dos softwares e sistemas envolvidos.