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Revista de Marketing Industrial nº 51


Sinopse

Commodity & Especialidade
José Carlos Teixeira Moreira

Gerar economias no foco do cliente é bom, é saudável - mas é pouco. A dinâmica das relações cliente/fornecedor está sempre mostrando, aos mais atentos, novas formas para criar valor e crescer juntos. Um artigo escrito para quem quer "fugir do igual".

Quão boa é a sua Gestão de Preços? Dicas Práticas para o Diagnóstico
Alex Carneiro

A boa gestão dos preços tem forte repercussão nos resultados das empresas. Nem todas elas, porém, cuidam disso como deveriam. O autor, um especialista no assunto, presenteia-nos com um roteiro para um diagnóstico dos preços praticados e suas estratégias.

A Empresa B2B e a Sociedade de Consumo
Paulo Henrique Bittencourt

As motivações do consumidor moderno são difusas, guiadas por novos patamares de racionalidade, mas importa conhecê-las, inclusive para a gestão dos negócios entre empresas.

Distribuidor: Cliente ou “Co-Maker”?
Brasil G. Manfrin

Os distribuidores ampliam o raio de alcance dos produtos, exercem uma função social e econômica relevante e ajudam indústrias a crescer; mas as suas relações com as empresas que representam nem sempre são um mar de rosas.

Language and Culture
Fernando Lanzer Pereira de Souza

O chinês ainda substituirá o inglês como uma linguagem global de negócios? É provável que não, entende o autor, que nos convida a aprofundar a discussão desse tema, tomando por ponto de partida uma visão global, porém afetada pelas dimensões culturais dos países.

“GUERRA CAMBIAL”: Um Resuno das Origens e uma Avaliação das Perspectivas
Daniel Passos Miraglia

A questão cambial sempre interferiu no mundo dos negócios e a globalização veio exacerbar a sua importância. O autor, ressalvando a complexidade do tema, resgata as origens do problema atual e arrisca perspectivas e tendências, num texto atraente e dirigido a um público ampliado.

Um Caso, Dois Comentários
Mariano Janiszewski

Das batalhas da secessão americana, das atitudes do presidente Lincoln e do seu general, o autor, ele mesmo um executivo de empresa, extrai pontos de reflexão sobre o exercício da liderança.

Maturidade e Networking - Como o Desenvolvimento de Pessoas pode Afetar a Qualidade das Relações e os seus Negócios
Claudio Garcia

Um mundo mais diverso, mais incerto, inédito, tácito, conectado. Nesse ambiente as relações pessoais, dado que não programáveis, tornam-se cada vez mais relevantes. Mas necessitam ser amadurecidas, para o bem dos negócios e a felicidade das pessoas.

La Construcción de la Competencia del Liderazgo
Sigmar Malvezzi

Nas empresas cujo futuro depende, em larga escala, da dinâmica do conhecimento e da gestão dos talentos, as chefias convencionais perdem espaço para as lideranças. Formar os líderes, porém não é uma tarefa trivial, como o texto nos ensina.

É Tempo de Balanço
Paulo Roberto Cury Salomão

Depois dos balanços contábeis, surgiram os balanços sociais e os relatórios de sustentabilidade. Mas para as empresas comprometidas com a evolução deliberada, de si mesmas e do seu entorno, pode faltar algo mais. O autor nos propõe o Balanço do Valor e sugere um roteiro preliminar para a sua implantação.

Opinião - Desequilibrando
Josmar Bignotto

Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos
Resenha Executiva

Esta resenha foi feita a partir do artigo de Kevin P. Prendeville e A. J. Gupta, intitulado "Product Lifecycle Management - The Innovation Enabler Goes Mainstream", publicado na revista OUTLOOK, de outubro de 2010 (uma publicação da ACCENTURE)

Prevenir ou Detectar: Eis a Questão
Maria José Femenias Vieira

Boa saúde, sem dúvida, é um pressuposto para muitas coisas, até para o bom desempenho profissional. Porém muitos, embora saibam disso, não dão aos cuidados com a saúde a hierarquia devida, ou mesmo não sabem como fazer isso, no dia a dia, com naturalidade. A autora nos ensina, com um texto leve e agradável.

Abstract News

Resumos qualificados (abstracts) de trabalhos recentes, resultantes de pesquisas universitárias e artigos de revistas, relacionados com o Marketing Industrial.