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Revista de Marketing Industrial nº 52


Sinopse

Emoção
José Calos Teixeira Moreira

Para o autor, a percepção pertence ao mundo da emoção. E as pessoas saudáveis, quando clientes, dão ouvidos à razão, mas também se emocionam: e isso, quase sempre, é essencial no contexto das relações significativas.

Individualismo, Holismo e a Metáfora de Babel
Jean Bartoli

A Torre de Babel, descrita no velho testamento, é revisitada nos dias de hoje sob a forma de uma metáfora sobre o uso do poder e sobre a necessidade de um mundo mais sustentável, solidário e com maior responsabilidade social.

Vale a Pena Potencializar as Virtudes!
Aldo Mortara

No Marketing Industrial, a percepção, pelo cliente, das virtudes do seu fornecedor é uma premissa da evolução para quem produz. Potencializar essas virtudes, em um processo contínuo, é o tema que o autor desenvolve com apuro e profundidade.

Arab Spring Misread
Fernando Lanzer Pereira de Souza

Tirando proveito da teoria das dimensões culturais de G. Hofstede, muito útil nas análises de mercados, o autor interpreta os movimentos sociopolíticos no Oriente Médio sob uma nova perspectiva.

Venda Tradicional e Venda Pela Internet
Paulo Roberto Sá Grise

No Marketing Industrial, a presença da internet e o uso das novas mídias sociais (como o Linkedln e o Facebook) ainda são caminhos incertos, embora crescentemente explorados. O autor, que vem acompanhando de perto o assunto, compartilha conosco as suas intigantes reflexões.

Uma Conversa com Ricardo Gomes Pereira, Vacinas para Saúde Animal
Entrevista

Fazer vacinas para aves e suínos, no Brasil de hoje, é assim: a qualidade precisa ser máxima, a confiabilidade é um pré-requisito; porém, na ponta do consumo, o produto final freqüenta milhões de mesas que pagam pouco - e toda a cadeia de suprimentos do setor sofre pressões de preços. O entrevistado, que viu a produção evoluir e chegar a padrões de produtividade espantosos, fala-nos da primazia para o essencial, no sentido de uma contribuição social relevante.

Conselho de Família
Silvana Romagnole

Os conselhos de família são um instrumento de gestão que vêm se tornando freqüentes na estrutura das empresas familiares. Para quê servem, que papel exercem e no que se diferenciam dos conselhos de administração são os temas tratados neste artigo.

Homenagem
Luiz Carlos Cabrera

Opimião – Crédito de Carbono e Outros Créditos
Adriano M. Branco

O Carro Antigo e a Gestão de Empresas
Ricardo Prado Santos

Um executivo industrial nos mostra como colecionar e restaurar carros antigos lhe dá prazer e, ademais, ensina-o a planejar, dar valor aos detalhes, escolher pessoas e negociar melhor.

Fusões e Aquisições: Como Ficam as Marcas?
Resenha executiva

Resenha feita a partir do artigo "Merging the Brands and Branding the Merge", de autoria de Richard Ettenson e Jonathan Knowles, publicado na MIT Sloan Management Review, Summer 2006.

Cenários para o Brasil, Nos Próximos Anos
Heitor Mello Peixoto

Mundo globalizado, inquieto e mais veloz, esperanças e sobressaltos. E o Brasil, para onde está indo? Este artigo tem o duplo propósito de mostrar como funciona uma técnica moderna de construção de cenários e, ao mesmo tempo, mapear alternativas para a economia brasileira dos próximos anos.

Abstract News

Resumos qualificados (abstracts) de trabalhos recentes, resultantes de pesquisas universitárias e artigos de revistas, relacionados com o Marketing Industrial.