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Revista de Marketing Industrial nº 53


Sinopse

Qualidade Percebida
José Carlos T. Moreira

Quando vista sob a perspectiva do foco do cliente, a qualidade percebida é muito mais do que o atendimento de um conjunto de especificações e normas técnicas. O que mais o cliente percebe e valoriza, em termos de qualidade? O autor nos dá algumas pistas, em um texto bastante original.

Crystal Balls 2015
Fernando Lanzer Pereira de Souza

Espectador privilegiado e arguto, vivendo na Europa, o autor usa como pretexto as previsões do futuro para realçar as suas percepções sobre as mudanças que vêm acontecendo hoje, nos cenários econômico, político e cultural, com ênfase nos novos papéis das empresas e seus reflexos no perfil dos talentos humanos de que elas precisam.

Potencializando as Convergências em Negociações
Francisco E. B. Pires

Negociar é uma arte, é um processo, às vezes uma aventura. Mas o autor nos propõe uma abordagem lógica - também uma atitude posicional - já experimentada por ele com sucesso e que, muitas vezes, pode tornar tudo mais fácil para as partes que negociam.

Rankings e Disfunção Coletiva
Nuno Rebelo dos Santos

Usando um corpo humano, o autor construiu uma fábula sobre os desvarios a que pode levar o "benchmarking" e o que pode ocorrer dentro de uma empresa saudável, quando a competitividade interna torna-se maior do que a cooperação.

Avaliações de Valor e Preços Sob Condições de Risco
Alex Carneiro

Precificar exige técnica, mas é também uma arte. Principalmente em condições de risco e incerteza. O autor, conhecido especialista no tema, aprofunda questões que estão presentes no dia-a-dia dos executivos que tratam desse assunto.

Sistema de Gestão: Mudando da Conveniência Interna para o Valor no Foco do Cliente
Paulo Roberto Sá Grise

Uma gestão empresarial concebida no foco do cliente pode fazer muita diferença, no ambiente "business-to-business". E muitas empresas, ainda estruturadas segundo uma lógica intramuros, não sabem o que estão perdendo.

E Agora, Doutora?! Estou com Câncer. Reflexões Sobre o Morrer e o Viver
Maria José Femenias Vieira

Para que está vivo e tem saúde, morrer costuma ser uma hipótese longínqua. A morte anunciada, porém, mexe na cabeça das pessoas e pode trazer reflexos à vida das empresas. Um tema difícil que a autora, tão sensível, conduz com matizes de esperança, mas com extrema dignidade.

Transformando Boas Idéias em Negócios Lucrativos
Mauricio Susteras

Visitar o site do CIETEC e dar uma olhada nos produtos que as pequenas empresas de base tecnológica estão lançando pode valer a pena. E pode ser muito útil para quem tenciona criar valor, através de novas idéias. É o que nos mostra o autor do artigo, que coordena a consultoria de suporte gerencial dado às empresas nascentes do campus da USP.

Quando o Presidente Vira Super Vendedor
Sergio G. Vaz

O autor tem muita experiência sobre o assunto e nos mostra por que o presidente da empresa deve conter os seus ímpetos e evitar tornar-se um Super Vendedor. O artigo diz, também, o que o presidente deve fazer, sempre, nas suas relações com a área comercial. Ele pode ajudar muito mais do que imagina, fazendo as coisas certas.

A Gestão dos Contratos Psicológicos
Sigmar Malvezzi

Os contratos psicológicos não são escritos nem assinados, mas existem e funcionam no relacionamento entre as pessoas e, através delas, entre as organizações. Cumpri-los e, às vezes, rompê-los, faz parte da trajetória tanto da vida humana como da empresarial. Estar cônscio da existência deles é uma condição necessária para entendê-los e disso fazer bom uso.

Acesso e Ascebsão os Desafios do Marketing Educacional como Ferramenta Promotora de Acesso ao Ensino Superior e à Ascensão Profissional.
Helio Athia Júnior

A universidade é um ideal de consumo de massas; são muitos os jovens das classes menos favorecidas que através dela vislumbram as suas perspectivas de ascensão social. No artigo, o autor mostra como é possível adequar, de modo criativo, a oferta de ensino para as possibilidades práticas desse segmento do mercado educacional.

Resenha Executiva. INOVAÇÃO DA FAÇANHA TÉCNICA AO SUCESSO COMERCIAL

Resenha preparada pela equipe do Instituto de Marketing Industrial com a colaboração dos executivos Renata Azevedo e Vanderlei de Abreu, das áreas de Marketing e P&D da Biorigin.

Abstract News
Instituto de Marketing Industrial

Resumo qualificados (abstracts) de trabalhos recentes, resultantes de pesquisas universitárias e artigos de revistas, relacionados com o Marketing Industrial.