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Revista de Marketing Industrial nº 53


Sinopse

Sistema de Gestão: Mudando da Conveniência Interna para o Valor no Foco do Cliente
Paulo Roberto Sá Grise

Uma gestão empresarial concebida no foco do cliente pode fazer muita diferença, no ambiente "business-to-business". E muitas empresas, ainda estruturadas segundo uma lógica intramuros, não sabem o que estão perdendo.

Resenha Executiva. INOVAÇÃO DA FAÇANHA TÉCNICA AO SUCESSO COMERCIAL

Resenha preparada pela equipe do Instituto de Marketing Industrial com a colaboração dos executivos Renata Azevedo e Vanderlei de Abreu, das áreas de Marketing e P&D da Biorigin.

Abstract News
Instituto de Marketing Industrial

Resumo qualificados (abstracts) de trabalhos recentes, resultantes de pesquisas universitárias e artigos de revistas, relacionados com o Marketing Industrial.

Avaliações de Valor e Preços Sob Condições de Risco
Alex Carneiro

Precificar exige técnica, mas é também uma arte. Principalmente em condições de risco e incerteza. O autor, conhecido especialista no tema, aprofunda questões que estão presentes no dia-a-dia dos executivos que tratam desse assunto.

Qualidade Percebida
José Carlos T. Moreira

Quando vista sob a perspectiva do foco do cliente, a qualidade percebida é muito mais do que o atendimento de um conjunto de especificações e normas técnicas. O que mais o cliente percebe e valoriza, em termos de qualidade? O autor nos dá algumas pistas, em um texto bastante original.

Potencializando as Convergências em Negociações
Francisco E. B. Pires

Negociar é uma arte, é um processo, às vezes uma aventura. Mas o autor nos propõe uma abordagem lógica - também uma atitude posicional - já experimentada por ele com sucesso e que, muitas vezes, pode tornar tudo mais fácil para as partes que negociam.

Rankings e Disfunção Coletiva
Nuno Rebelo dos Santos

Usando um corpo humano, o autor construiu uma fábula sobre os desvarios a que pode levar o "benchmarking" e o que pode ocorrer dentro de uma empresa saudável, quando a competitividade interna torna-se maior do que a cooperação.

Crystal Balls 2015
Fernando Lanzer Pereira de Souza

Espectador privilegiado e arguto, vivendo na Europa, o autor usa como pretexto as previsões do futuro para realçar as suas percepções sobre as mudanças que vêm acontecendo hoje, nos cenários econômico, político e cultural, com ênfase nos novos papéis das empresas e seus reflexos no perfil dos talentos humanos de que elas precisam.

E Agora, Doutora?! Estou com Câncer. Reflexões Sobre o Morrer e o Viver
Maria José Femenias Vieira

Para que está vivo e tem saúde, morrer costuma ser uma hipótese longínqua. A morte anunciada, porém, mexe na cabeça das pessoas e pode trazer reflexos à vida das empresas. Um tema difícil que a autora, tão sensível, conduz com matizes de esperança, mas com extrema dignidade.

Transformando Boas Idéias em Negócios Lucrativos
Mauricio Susteras

Visitar o site do CIETEC e dar uma olhada nos produtos que as pequenas empresas de base tecnológica estão lançando pode valer a pena. E pode ser muito útil para quem tenciona criar valor, através de novas idéias. É o que nos mostra o autor do artigo, que coordena a consultoria de suporte gerencial dado às empresas nascentes do campus da USP.

Quando o Presidente Vira Super Vendedor
Sergio G. Vaz

O autor tem muita experiência sobre o assunto e nos mostra por que o presidente da empresa deve conter os seus ímpetos e evitar tornar-se um Super Vendedor. O artigo diz, também, o que o presidente deve fazer, sempre, nas suas relações com a área comercial. Ele pode ajudar muito mais do que imagina, fazendo as coisas certas.

A Gestão dos Contratos Psicológicos
Sigmar Malvezzi

Os contratos psicológicos não são escritos nem assinados, mas existem e funcionam no relacionamento entre as pessoas e, através delas, entre as organizações. Cumpri-los e, às vezes, rompê-los, faz parte da trajetória tanto da vida humana como da empresarial. Estar cônscio da existência deles é uma condição necessária para entendê-los e disso fazer bom uso.

Acesso e Ascebsão os Desafios do Marketing Educacional como Ferramenta Promotora de Acesso ao Ensino Superior e à Ascensão Profissional.
Helio Athia Júnior

A universidade é um ideal de consumo de massas; são muitos os jovens das classes menos favorecidas que através dela vislumbram as suas perspectivas de ascensão social. No artigo, o autor mostra como é possível adequar, de modo criativo, a oferta de ensino para as possibilidades práticas desse segmento do mercado educacional.