Fonte: +A a-


Revista de Marketing Industrial nº 54


Sinopse

Liderando a Relação com os Clientes
José Carlos T. Moreira

No Marketing Industrial, muitas vezes um bom fornecedor precisa exercer liderança na relação com os clientes, ou com outros parceiros da cadeia de suprimentos. Como agir nesses momentos em prol de um valor justo para todos.

Transformando Vento em Oceano Azul
Salvator Licco Haim

Como desenvolver e lançar um novo produto, cuidando para que o negócio resultante seja um "oceano azul"? É isso que nos ensina o autor, que vendeu a sua antiga indústria e está implantando outra, com muita criatividade.

Cadeia de Valor
Axel Von Hulsen

No 23º Fórum de Marketing Industrial, o autor - antes dirigente de empresa estrangeira no país e hoje um empresário bem-sucedido - brindou os participantes com um depoimento sinceroe objetivo sobre atitudes e decisões, fruto de uma longa experiência, que podem contribuir para que as empresas tenham.

Remédios de Marketing e Seus Efeitos Colaterais
Paulo Roberto Sá Grise e Brasil G. Manfrin

No marketing industrial, dizem os autores, remédios bons são os remédios certos. Para encontrá-los, a leitura sagaz dos sintomas e das causas deve preceder soluções adotadas por analogia, pressa ou mesmo por modismo. Neste artigo, os autores resumem a exposição que fizeram no 23° Fórum de Marketing Industrial.

Negociação Além das Convergências (E das Divergências).
Ricardo Prado Santos

Convidamos em executivo com grande prática em negociações para comentar o texto de outro especialista, sobre o mesmo tema, que publicamos no número anterior. Valeu a pena porque, no caso, a soma das partes ficou maior do que o todo.

Para Que Servem as Histórias de Empresas?
Marly Rodrigues

Empresas são organismos vivos. Uma empresa que conta a sua história por certo tem motivos para orgulhar-se dela, e confia no seu futuro. Mas a história das empresas possui, também, outra dimensão: ela amplia o conhecimento sobre um passado coletivo e pode, assim, ter uma função social mais ampla.

Desenvolvimento de Produto: Um Caso de Sucesso na Visão so Cliente
Aldo Mortara

O autor nos descreve o processo de desenvolvimento de um novo produto de sucesso, que atende aos requisitos de responsabilidade social e ambiental, mas cria novos (e promissores) nichos de mercado, junto a clientes imbuídos de propósitos análogos.

A Busca de Uma Pequena Frase Inspiradora
Fábio Trigo

Eis o testemunho de um executivo sobre o seu processo de construção de conceitos de marketing, para que sejam adotados pela sua empresa como um todo. Para trabalhar no foco do cliente, a participação de todos é essencial.

O Igual, Diferente.
Andréa Fortes e Daniel Friedlander

Pequenos produtores, integrados por uma grande empresa provedora de insumos e tecnologia, fazem cafés diferenciados, descomoditizam o produto, criam valor e ainda levam suas histórias de vida pelo mundo afora. Um caso de sucesso apresentado no 23º Fórum de Marketing Industrial.

Apagão de Solidariedade
Vicky Bloch

Quando os ventos estão favoráveis, quando a economia do país vai bem, trazer talentos para a empresa - retê-los depois - torna-se mais difícil. Porém, para a autora, preservar os talentos é possível, desde que a solidariedade esteja presente na empresa.

Resenha Executiva. Navegar é Preciso
Paulo Paiva

Resenha Executiva. Confiança – A Coluna Mestre da Liderança
Luiz C. Cabrera

Opinião Uma Reflexão Sobre o Conceito de Marca no B2B
Paulo Bittencourt

Abstract News
Instituto de Marketing Industrial

Resumo qualificados (abstracts) de trabalhos recentes, resultantes de pesquisas universitárias e artigos de revistas, relacionados com o Marketing Industrial.