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Revista de Marketing Industrial nº 57


Sinopse

Empresas Válidas desde 1992
José Carlos T. Moreira

Nos últimos 20 anos, a difusão do conceito de empresa válida percorreu uma trajetória de sucesso, pela adesão de muitas empresas que fortaleceram suas relações com a Sociedade, de diversas maneiras, sem abrirem mão de um lucro merecido.

Energia vital
Fabio C. Trigo

Em um mercado que, antes, "só comprava preço", uma grande empresa consegue ser líder, agir sempre com ética e ainda praticar preços "premium". Para tanto, houve um novo planejamento, com base em valores da empresa que os clientes sempre perceberam.

Cocriação de valor é marketing. Ou será estratégia?
Paulo Grise

Um ensaio instigante, com repercussão no dia a dia das empresas: sob o prisma da nuvem de

Percepção de valor através do seu site
Rafael Meireles Yoshioka

O website é, hoje, um dos ângulos de visão da imagem de uma empresa. E toda uma nova geração de executivos já o vê como uma porta de entrada para novos negócios. Assim, o site tornase uma representação virtual do valor percebido.

Democracy in China
Fernando Lanzer Pereira de Souza

O autor utiliza o conceito de distância hierárquica - uma das dimensões culturais de Hofstede - para esmiuçar os caminhos pelos quais a China viria a ser um país democrático. Para ele, isso não poderia ser tão logo; nem seria uma democracia igual a tantas outras...

Empresas, empreendedores e grupos de investimento
Aldo Mortara

Fusões e aquisições trazem um potencial de sinergia, mas também um possível choque cultural: as diferentes visões do negócio e da sua gestão podem repercutir no relacionamento com os clientes e mesmo na concepção das ofertas de valor. O autor sugere alguns cuidados para extrair o melhor proveito dessa situação.

No lugar certo, na hora certa
Mauro Aisemberg

Empreender presume bem avaliar o negócio; mas também estar preparado para surpresas e infortúnios. Este artigo é um relato de um management buyout que deu certo e o seu autor é o personagem.

A roda da fortuna
Jaime Troiano

Investir nas marcas da empresa vale a pena? Como medir os resultados desse investimento? Neste artigo o autor, um conhecido especialista, busca responder tais questões como se perguntadas pelo acionista de uma empresa detentora de marcas.

A marca e a construção da realidade
Paulo Henrique Bittencourt

Neste pequeno e lúcido ensaio, o autor nos conduz a conceitos de semiótica que dão uma nova dimensão ao processo de construção de uma marca bem sucedida.

Arte: uma evidência da origem do seu negócio
Fernando Wagner Sandri

Empresas socialmente responsáveis cuidam também de interagir de uma forma inteligente com os seus diversos públicos. O artigo apresenta a concepção de um prêmio de gravura, de âmbito nacional, destinado a estudantes de artes plásticas e patrocinado por uma indústria de papel, cuja primeira edição já aconteceu.

Onde estão os engraxates?
Brasil G. Manfrin

Os engraxates estão em todas as empresas, nos ensina o autor. São todos aqueles que fazem bem feitas muitas pequenas coisas necessárias, todos os dias. Eles são atores importantes na construção da imagem da empresa e, se bem aproveitados, podem fazer muito mais.