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Revista de Marketing Industrial nº 64


Sinopse

Reverse industrial marketing
JOSÉ CARLOS TEIXEIRA MOREIRA

As cadeias de suprimentos precisam de um fôlego novo; precisam se livrar de velhos hábitos; precisam de mais confi ança e cooperação, como suportes para um progresso distribuído. Neste artigo, o autor revive os conceitos de reverse marketing aplicáveis ao business-to-business.

Pressão pelos resultados: Até onde ir?
Aldo Mortara

Embutido no valor das empresas está o esforço dos que se empenharam na qualidade das ofertas e assim construíram uma carteira de clientes satisfeitos. Acionistas lúcidos sabem que esse empenho precisa persistir, para que a empresa não venha a perder valor.

Brasil: potenciais da economia conflitam com a desaceleração do crescimento
José Paschoal Rossetti

Uma visão ampla das amarras que ainda dificultam o crescimento sustentável do Brasil, um país cujos potenciais são muito grandes. Como nos mostra o autor, mais do que os condicionantes da economia mundial, são internos os fatores que seguram os passos desse gigante, ainda que despertado.

On enhancing the performance of distribution systems
Fábio C. Trigo

Partindo de uma proveitosa experiência recente, o autor discute, em detalhe, as iniciativas de uma empresa industrial que são aplicáveis para aumentar o engajamento de seus distribuidores e transformá-los em parceiros de um futuro comum.

Compras – cada vez mais ganhando importância e fazendo a diferença nas organizações
Albino Nadaes Campos e José Arnaldo Silveira D’aurea

Os autores, que já dirigiram áreas de compras em empresas muito grandes, propõem um modelo no qual a função Compras aparece completamente integrada à estratégia da empresa, em um contexto de cooperação, inovação e confiança que baliza um processo sustentável de melhoria contínua para todos os participantes.

As histórias que entrelaçam o indivíduo e a organização
Maria Eduarda Duarte

As empresas são, acima de tudo, as pessoas que com ela interagem. Como diz a autora, uma empresa é uma narrativa conjunta e solidária de indivíduos, em diálogo permanente com o tempo e as circunstâncias. Este belo texto, inspirado em tema bíblico, foi totalmente preservado na sua linguagem de além mar, parte indissociável do seu sabor.

Qualidade de software
Daltro Salvador

Na economia digital do século 21, softwares estão presentes em diferentes momentos das atividades de qualquer empresa e, muitas vezes, são vitais. Neste artigo, o autor, um especialista, descreve a qualidade de um software sob um prisma mais abrangente e funcional.

O labirinto na busca da qualidade de vida e de sua sustentabilidade
Sigmar Malvezzi

Os anseios por um mundo mais sustentável e com melhor qualidade de vida se incluem, cada vez mais, no foco das pessoas e das empresas. E para isso, neste século 21, a sociedade do conhecimento vem trazendo muitos novos caminhos; ou seria um labirinto?

Cooperativas, válidas por natureza
Arival Ribas Cramer Jr. e Taís Roos Matte Duhatschek

No agronegócio atual, há cooperativas que reúnem sofisticação tecnológica e gestão de alto nível para conseguirem alto desempenho institucional. O artigo demonstra o potencial do cooperativismo como modelo alternativo de gestão que integra propósitos de cooperação e de competição, com participação social.

Foco do cliente e outros focos
Douglas Leme Amorim

O executivo consciente identifica os diferentes focos de pressão que estão na órbita da sua empresa; mantê-los em equilíbrio, preservando os objetivos maiores - entre eles, o foco do cliente - torna-se uma atividade contínua. Uma análise desses outros focos, tomando por analogia o sistema solar, é o tema deste artigo.

É melhor pensar que tudo é serviço
Paulo Roberto Sá Grise

Em tempos de economia virtual, as relações entre empresas - e também as transações - podem adquirir novos formatos. O autor trata dos desdobramentos, para o ambiente B2B, da adoção de uma lógica dominante do serviço, que amplia e redefine o conteúdo dos negócios.

Abstract News
Instituto de Marketing Industrial

Resumos qualificados (abstracts) de trabalhos recentes, resultantes de pesquisas universitárias e artigos de revistas, relacionados com o Marketing Industrial.