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Revista de Marketing Industrial nº 24


Sinopse

Decisão: descobertas da neurociência
Ethel Bauzer Medeiros

Precoce e inqueita como convém ao seu talento jovem, a autora constrói uma ponte entre as redes neurais, a filosofia e a literatura de todos os tempos. Desde as mais priscas eras, como ela nos mostra, os pensadores têm uma consciência, embora fragmentada, desse labirinto que é a mente das pessoas. O texto versa sobre os processos mentais da decisão e intorma sobre recentes contribuições da biologia e da ciência da computação para o tema.

Crônica
Du Moreira

O feminino na música

Crônica
Anna Salles Mariano

Uma experiência de amizade

A Internet no Marketing Industrial - realidade atual e perspectivas
Gerson Edson Ferreira Filho

O uso da Internet no foco do cliente foi tema de um dos debates do 15º Fórum de Marketing Industrial. O tema vem se tornando candente e este artigo procuta delinear as primeiras impressões resultantes de uma pesquisa exploratória realizada pelo Instituto de Marketing Industrial.

Capital de valor: uma visão introdutória
José Carlos Teixeira Moreira

No marketing industrial o capital de valor é mais do que o "good will", o "fundo de comércio", o preço "premium" dos produtos, a qualidade da carteira de clientes, o "brando equity", o ágio no preço das ações da empresa. Tem a ver com tudo isso, mas ainda é muito mais. O leitor perceberá que o capital de valor é um conceito dinâmico, mas intuitivo. E como aglutina sentmentos, aproxima-se do inefável.

Projetos como suporte aos esforços de melhorias e inovações em marketing industrial
Nélio Arantes

Evolução permanente é um pressuposto para as empresas válidas, mas no é fruto apenas de vontade empresarial: requer também um sistema de gestão dos planos e projetos que dizem respeito ao futuro das empresas. nélio Arantes traz idéias que ajudam o leitor a conceber a plataforma de lançamento dos projetos de sua empresa.

Satisfacão dos clientes: é possível avaliá-la?
Brasil G. Manfrin

Todas as empresas reconheceram a import6ancia de uma avaliação sistemática do grau de satisfação de seus clientes, como insumo para a administração do relacionamento. Não obstante, a literatura especializada não é rica em modelos de avaliação que sejam práticos e eficazes. Brasil Manfrin nos traz uma contribuição inovadora nesse campo, tão mais fácil de implementar quanto mais a empresa interessada esteja, de fato, posicionada no foco do cliente.

Reinventando Maslow no Marketing Industrial
Nuno Rebelo dos Santos

Abraham Maslow, com sua teoria da motivação , acabou sendo assimilado pelas diversas teorias da ciência da administração, pela simples razão de que o sucesso das empresas tem muito a ver com a satisfação das necessidades dos que com ela interagem: clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e assim por diante. Neste instigante ensaio, o autor representa a hierarquia das necessidades de Maslow no plano das empresas, que também nascem, crescem, vivem e podem ser extintas.

Marketing com Foco do Cliente - O caso da lavadora automática de pisos brasileira com operador a bordo
Salvator Licco Haim

Este artigo descreve um caso bem sucedido de desenvolvimento de um produto compartilhado com oito futuros clientes desde o início, apresentado pelo autor no 15º Fórum de Marketing Industrial. A ênfase do texto recai sobre a cooperação entre empresas, e este caso, sob tal aspecto se revelou exemplar.

A Energia Humana e a Ambiência nas Empresas
Arthur Hyppolito de Moura

Globalização, competitividade, velocidade transacional são alguns parâmetros das sociedades comtemporâneas e em princípio, potencializam os sonhos de liberdade e de realização das pessoas. No Brasil, muitos executivos vem superando metas, atingindo objetivos mais e mais exigentes, mas... por que parecem mais estressados e menos felizes? O autor busca novas vertentes da relação entre trabalho e valor, e novas contribuições para o tema da felicidade dos executivos.