Crônica
Du Moreira
Idéias sobre parcerias artísticas
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Artigos publicados
Instituto de Marketing Industrial
Relação completa dos artigos das edições anteriores da Revista Marketing Industrial em ordem alfabética dos autores.
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Seleção de clientes: uma proposta de futuro
José Carlos Teixeira Moreira
Escolher os nossos clientes antes que eles nos escolham é a proposta básica do autor. Mas como fazer isso, de forma inteligente e não imediatista? Como gerir o presente sem jamais perder o rumo do futuro? Como avaliar na plenitude o potencial de um relacionamento? O leitor poderá fazer uma proveitosa incursão pelas idéias, sugestões e cuidados que emanam da rica experiência de quem assistiu de perto o crescimento de muitas empresas industriais nesse país.
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Aprendendo com as incertezas do futuro
Cláudio Garcia
As técnicas de planejamento empresarial através de cenários, embora usadas em larga escala na década de 70 e 80, nunca se mostraram tão necessárias como agora, quando a globalização econômica, a redução do papel interventor dos governos e o advento de mudanças tecnológicas aceleradas criam ambientes de riscos múltiplos. o autor sugere a retomada desse processo, destacando o efeito colateral que a construção de cenários traz para a ampliação do discernimento dos executivos, e fornece o roteiro bibliográfico para um mergulho nessa área do conhecimento.
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O DNA do preço
Axel J. D. Von Huelsen
Pênalti, dizia o famoso comentarista de futebol, João Saldanha, devia ser batido pelo presidente do clube. Preço, diz o nosso articulista - um experiente empresário - é importante demais para ficar restrito a um departamento. Não apenas um representante do valor percebido, o preço é também um componente da enstratégia empresarial e do relacionamento com os clientes. Por isso, da estrutura genôminca do preço, participam, além dos custos, vários outros genes que pertencem ao campo de valor da empresa. O preço também necessita monitoramento para ajudar a manter a empresa com boa saúde.
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O Trabalho de Gestão de Pessoas: reflexões sobre sua avaliação
Sigmar Malvezzi
Este artigo trata de alguns temas de atualidade no relacionamento entre empresas e seus colaboradores, como a multifuncionalidade no desempenho do indívíduo nos seus diferentes campos de atuação social, o poder declinante das áreas de gestão de pessoas sobre o vínculo do emprego, e a administração do relacionamento das empresas, não apenas com cada colaborador de per si, mas com equipes internas de projeto. Ao final, o autor sugere caminhos e tendências para a atividade de Gestão de Pessoas.
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Diversidade Cultural no Brasil - a dimensão distância hierárquica
Instituto de Marketing Industrial
Após ter empreendido uma ampla pesquisa de âmbito nacional sobre a diversidade cultural brasileira no ambiente de negócios, o Instituto de Marketing Industrial começa a mostrar aos seus leitores alguns extratos dos primeiros resultados da pesquisa. Nesse número, deu-se ênfase à dimensão Distância Hierárquica, porém destacando peculiaridades regionais que se distinguem da média nacional.
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A condução de projetos de Marketing Industrial voltados à construção de valor
Paulo Roberto Cury Salomão
Hoje consultor, antes executivo de indústria nas áreas comercial e de marketing, Paulo Salomão discorre, com lógica e conteúdo sobre coisas que ele não apenas estudou muito, mas também praticou no ambiente empresarial. Longe de buscar a façanha comercial efêmera, ele advoga o planejamento de marketing como condição básica para a obtenção de resultados duradouros. Nesse artigo, porém, ele aprofunda conceitos e idéias sobre a implantação dos planos de marketing: não bastam planos bem feitos, pô-los em prática também requer egenho e arte.
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A hora é agora
Fernando Antônio Ferreira
Fernando Antônio Ferreira está no meio de um vaivém transoceânico, implantando uma sucursal de sua empresa, a HeatingCooling, no Oriente Médio. Ele nos traz uma mensagem de fé, otimismo, coragem e percepção das oportunidades. E nos convida a repensar nossas rotinas, para que nos conduzam de acordo com uma visão de futuro. E conclui o artigo com uma preciosa definição: "Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar por resultados diferentes..."
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Valor percebido - fragmentos de uma perspectiva histórica
Gerson Edson Ferreira Filho
O comércio é uma das atividades mais antigas da história da humanidade. Teve um papel destacado no desenho do mapa mundi que conhecemos. nessa excursão pelo túnel do tempo, o autor foi coletando exemplos antigos de percepção de valor e constatou o diferencial de informação que havia, no passado, entre as partes que negociavam: valores percebidos e despercebidos. Esta espécie de dialética da percepção, nos dias de hoje, começa a dar lugar ao compartilhamento da informação, parte vital das parcerias bem sucedidas.
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