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Revista de Marketing Industrial nº 26


Sinopse

Crônica
Du Moreira

O Herói e o Monge

Utilidades no foco dos clientes
José Carlos Teixeira Moreira

Mais do que produtos ou serviços, clientes querem utilidades. o aprofundamento do conceito de utilidade no foco do cliente, é um detalhamento das etapas necessárias para construí-las, é o objeto desse artigo, o primeiro de uma série dedicada ao aprofundamento do conjunto de predicados que compõe a Constelação de Valor.

Marketing - Departamento ou Função?
Paulo Roberto Cury Salomão

Marketing: Departamento ou Função? O autor usa a expressão como um fio condutor da análise da função marketing nas organizações industriais. Ela deve, em sua visão, livrar-se o quanto antes da camisa de força dos organogramas, para atingir a sua essência integradora - condição necessária para a obtenção de resultados superiores.

O Professor no Foco do Cliente
Nuno Rebelo dos Santos

Este artigo é, por inteiro, uma inusitada mas pertinente contribuição ao campo da pedagogia, de um conceito já consolidado no marketing industrial. Nada absurda, porém, pois essas migrações de conhecimentos costumam promover mudanças de paradigmas. A visão do autor também é útil para as empresas que regularmente investem no desenvolvimento de seus talentos humanos

Gestão da diversidade cultural nas alianças entre empresas
Cláudio Garcia

Na nova ordem econômica global, alianças empresariais acontecem cada vez mais, em várias circunstâncias, em geral motivadas por convergência de interesses. Não obstante, implementar uma aliança bem-sucedida pode não ser uma tarefa fácil, e os problemas de relacionamento têm sido o mais frequente obstáculo ao sucesso. O artigo sugere um mapeamento prévio da diversidade cultural entre as empresas e um modelo de gestão de alianças com esse enfoque.

Do e-business ao on demand business
Tarcísio Lopes

As tecnologias de informação com padrões abertos, baseadas na internet, vieram para ficar. O autor, lastreado na sua rica experiência de trabalho em uma das mais conhecidas empresas desse mercado, traz aos leitores uma perspectiva atualizada das possibilidades de integração das cadeias de valor entre clientes e fornecedores, destacando as principais características que as empresas devem ter para avançar nessa direção com segurança e eficácia.

Descontinuação de produtos: um tema pouco explorado
Gerson Edson Ferreira Filho

A descontinuação de um produto, quando feita sem planejamento e atenção aos seus reflexos nos colaboradores, clientes e fornecedores, pode virar uma grande dor de cabeça. Apesar disso, ou talvez por isso mesmo, a literatura técnica a respeito é muito difícil de se encontrar. Os casos de sucesso, nesse tema, são também aqueles em que os danos foram minimizados e os clientes mantidos. Para as indústrias que começam a mudar de escala ou adaptar produtos em função do mercado externo, a abordagem do tema pode ser oportuna.

Sobre o papel da gestão na formação do profissional
Arthur Hyppólito de Moura

Na era da gestão do conhecimento, ser uma empresa criativa é um importante diferencial competitivo. Para isso é preciso reunir talentos e - mais o que isso - saber administrá-los. Nesse sentido, as empresas criativas devem construir um ambiente propício, onde a objetividade empresarial possa conviver com um certo nível de liberdade intelectual. os sistemas de gestão das empresas que privilegiam estruturas formais nem sempre estão atentos a esse aspecto.

Criar: um exercício de vontade
Ivana Márcia Lobosco
Orlando Lobosco

Preparar crianças e adolescentes para enfrentar o mundo sem inibições, mas com a ousadia e o discernimento dos que enxergam além do óbvio, faz parte da proposta educacional dos autores. Eles nos mostram, com alguns exemplos surpreendentes, um modelo cuja reprodução em larga escala já se faz necessária neste nosso país, também em formação.